sábado, 18 de setembro de 2010

YOTSUME-GAKI

Um pouco mais de paisagismo, vou passar uma cerca feita de bambu, fácil de se fazer, econômica e fica interessante como divisão de espaços e delimitação de áreas no paisagismo.

  "As cercas de bambu são uma parte essencial no jardim japonês. Tradicionalmente as paredes internas de uma casa japonesa são colocadas com um painel largo de correr; estes são abertos para áreas espaçosas internas em que os membros da família podem circular livremente. As paredes externas das casas tem painéis similares a estes, que quando abertos permitem uma vista irrestrita do jardim externo pelo interior. A distancia da parede ou cerca até o jardim é a unica barreira genuína na propriedade. Ecoando as linhas arquitetônicas na casa e os materiais no jardim, integra a área de estar total , a casa, família e a natureza. É construído alto suficiente - entre 1 e 2 metros - para prevenir elementos externos de entrar." - A Japanese Touch for your Garden: revised and Expanded Edition, 2008; Seike, Kiyoshi; Kudo, Masanobu; Engel, David H.

Para o feitio foi cortado cerca de 60m de bambu comum, depois de amarrado em feixes foi levado ate uma represa onde amarrou-se com pedras bem pesadas para submergir os bambus, onde lá ficaram por 2 meses.
Posteriormente foram retirados e deixados secando por mais 1 mes, na sombra e cobertos, evitando sol direto e chuva.
Este tratamento evita eventuais corrosões, trincas e insetos. Mas também conforme o tamanho de cerca desejado, pode-se comprar o bambu já tratado. Existem também outras técnicas mais rápidas para o tratamento que ainda não testamos.

Esta cerca precisa de um tamanho, espaçamento e junção (nós, amarrações) específicas, que são próprias do  Yotsume-gaki. Não vou passar o passo-a-passo dela para não ficar muito chato, mas para quem quiser posso passar via e-mail!;)
segue umas fotos:
Esta acima é a junção com os pilares mestres (eucalipto tratado), feita com pregos ou parafusos, colocados em cortes de 45º no bambu.


Este é o nó, também específico, feito com sisal comum. O que se recomenda é que ele passe por um tratamento, para não apodrecer.

É isso ai, fica a dica e procedimento total do feitio, para quem quiser é só entrar em contato!

Um comentário: